10 Passos para uma ótima saúde mental

Nossas vidas estão cada vez mais agitadas, muitas vezes parece que o tempo está diminuindo e, na contramão, os deveres e obrigações estão aumentando, nos deixando levar pelo estresse que acumula até o ponto de não conseguirmos mais nos controlar. O semblante que apresentamos para quem está ao nosso redor muitas vezes é de uma pessoa triste, abatida ou até mesmo angustiada. Para sermos pessoas plenas, a University of Michigan nos apresenta 10 passos para uma ótima saúde mental no artigo: Ten Things You Can Do for Your Mental Health.

Assista ao bate-papo sobre saúde mental com o psiquiatra Guido Palomba:

Se valorize

Seja gentil, tenha respeito e evite a demasiada autocrítica. Procure dedicar mais tempo para seus Hobbies favoritos. Faça um jogo de palavras cruzadas diário, cuide de árvores e flores, faça aulas de dança, aprenda a tocar um instrumento ou a se tornar fluente em outro idioma.

Cuide do seu corpo

  • Não coma, se alimente! Isso significa se alimentar de forma saudável e nutritiva
  • Abra mão do tabagismo
  • Se hidrate com muita água
  • Se exercite. Atividades físicas ajudam a diminuir a ansiedade, depressão e ainda melhora seu humor
  • Durma o necessário. Um estudo feito no próprio campus, mostra que a falta de uma noite de sono adequada, contribui para um alto índice de depressão dentro das universidades.

Esteja sempre ao lado de boas pessoas

As ligações familiares ou aqueles velhos amigos que gostamos de estar ao lado, são sempre mais saudáveis que pessoas que estão fora da nossa rede de apoio.

Esteja sempre fazendo planos para visitar seus familiares e amigos queridos, invente qualquer motivo para estar ao lado, crie situações para passearem juntos.

Faça novos amigos e estreite laços, procure lugares para novas atividades como um clube de férias por exemplo.

Doe-se

Seja voluntário para ajudar outras pessoas. Você certamente se sentirá bem em ajudar quem realmente precisa, além de ser uma ótima maneira de fazer novos amigos.

Tire de letra o estresse

O estresse faz parte da vida, respire fundo e se desprenda do momento de ira. Se exercitar, fazer passeios ao ar livre, brincar com seu bichinho de estimação ou escrever um diário podem lhe ajudar a enfrentar com melhor ânimo, momentos que outrora seriam considerados de picos de estresse. Nunca se esqueça de ver humor na coisas simples e belas da vida. Estudos apontam que pessoas que sorriem mais, tem um sistema imunológico melhor, sofrem com menos dores, relaxam o corpo e também sofrem com menos estresse.

Acalme sua mente

Tente refletir, meditar, ter atenção plena ou se apoie na oração. Exercícios de relaxamento e oração podem de fato melhorar seu estado de espírito e sua visão do mundo. Pesquisadores da University of Michigan apontam que meditação ajuda as pessoas a se sentirem calmas e ajudam nos efeitos das terapias.

Defina metas que você pode alcançar

Defina metas tangíveis para você alcançar na sua vida profissional, na sua vida acadêmica e na sua vida pessoal. Nunca se esqueça de anotar todos os ingredientes necessários para tornar real suas metas. Sonhe alto, mas nunca ao ponto de lhe sobrecarregar. Você se encherá de satisfação e auto estima ao perceber que as metas estão sendo alcançadas.

Mude as vezes

Estamos sempre na segurança de nossas rotinas, mas uma pequena mudança de ritmo pode trazer muitos benefícios, e para começar, você estará se libertando provavelmente de um cronograma tedioso. Você pode ir a um parque diferente aos finais de semana, colocar novas fotos no seu ambiente de trabalho ou ir comer uma comida com um tema diferente. Seja criativo.

Evite o álcool/drogas

Muitas vezes as pessoas recorrem ao álcool e ao uso de outras drogas na busca de uma “auto-medicação”, mas o que acabam fazendo vai justamente na contramão da intenção, agravando ainda mais a situação em que a pessoa busca se libertar.

Quando precisar, peça ajuda

Crescemos com um sentimento onde pedir ajuda é um sinal de fraqueza, mas na realidade é justamente o contrário. Todo tipo de tratamento feito por um profissional é eficaz. Os cuidados apropriados podem lhe fazer ter uma ótima saúde mental, te libertar de vícios e ter uma vida saudável, plena e recompensadora.

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Por |2018-11-17T17:14:57+00:0028 de outubro de 2018|Categorias: Corpo e Mente|Tags: , , , |2 Comentários

2 Comentários

  1. Vida Saudável - Deliberada | Mente 01/11/2018 at 1 de novembro de 2018 - Reply

    […] atividades físicas e mentais todos os […]

  2. Parar de reclamar - Deliberada | Mente 05/11/2018 at 5 de novembro de 2018 - Reply

    […] transformar uma atmosfera de velório em festa. Seja positivo, isso ajuda inclusive na sua saúde mental. Desfoque do problema, mostre para a pessoa de maneira sutil, mas proativamente que tudo vai ficar […]

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