A saúde bucal infantil e o papel das escolas nesse aprendizado

A odontologia é uma área que também evoluiu muito com o passar dos anos, principalmente na prevenção para diminuir as doenças bucais. Esse processo começa desde muito cedo, e a educação bucal também é papel fundamental da escola infantil no processo de aprendizado, aliada com o reforço dos pais em casa.

A higiene bucal da criança começa antes mesmo dos dentes nascerem, porque é importante limpar a gengiva do bebê com uma gaze ou fralda com água. Mas, a partir do momento que eles começam a ter uma coordenação motora, é preciso estimulá-los e motivá-los a cuidar da higiene bucal.

Na escola infantil o que auxilia esse processo são as atividades lúdicas individuais e em grupos, assim é mais fácil oferecer o conhecimento necessário para que as crianças criem hábitos diários relacionados a higiene bucal. Tanto na escola, quanto em casa, é preciso criar um diálogo com a criança e explicar a importância de escovar os dentes e passar o fio dental.

E para que haja um complemento na educação, os pais precisam saber como esse assunto é abordado na escola dos seus filhos, qual a didática usada. E às vezes, as próprias crianças contam o que aprenderam, e a partir daí os pais devem usar esses ganchos para reforçar o aprendizado.

Um ponto importante é saber que o papel dos pais é o mais importante para as crianças, pois os exemplos vêm de casa, e não é diferente com os hábitos bucais. Os pais podem mostrar aos seus filhos livros e filmes educacionais sobre a importância de cuidar dos dentes.

Dicas para ajudar as crianças a terem interesse em cuidar dos dentes e manter a higiene bucal

Crie um ambiente agradável

É interessante preparar um ambiente para que a criança fique segura, mostrar que é bom e divertido escovar os dentes. Com os amiguinhos é mais fácil esse processo, pois a coletividade estimula as crianças a fazerem o que o coleguinha faz. Em casa, é preciso deixar seu filho da altura da pia e que ele possa ver o espelho, se possível faça os movimentos para que ele imite.

Compre os utensílios de personagens infantis

Hoje no mercado é fácil achar os utensílios de saúde bucal no formato dos personagens infantis. Por isso compre a escova, creme dental, enxaguante bucal, fio dental e copinho para fazer bochecho com o desenho preferido do seu filho, isso vai incentivá-lo na hora de escovar os dentes.

A escovação deve ser uma brincadeira

A escovação não pode ser encarada como obrigação, pois a criança terá resistência para gostar desse processo, porém, se a atividade for divertida ela vai querer cuidar dos dentes. Deixe a criança a vontade para brincar com a escova, dê a ideia de escovar os dentes de um boneco para ela interagir.

Incentive e recompense a criança

Assim que a criança escovar os dentes, olhe cada dente para ver se foram bem escovados, se estiverem bem limpos, elogie e ofereça a ela recompensa. Caso não esteja bem escovado, ofereça ajuda e explique o que faltou ser feito e elogie seu esforço em fazer certo. Nunca critique, se esse ritual virar traumatizante, a criança terá muita dificuldade de criar o hábito.

Insista e não amedronte

Cada criança responde de um jeito esse processo, e caso a sua criar uma resistência, tenha calma e a estimule sem perder a paciência e sem colocar medo. Nada de história de monstros ou de bichos, explique os malefícios por não escovar os dentes, explique o que são as cáries, mas nunca amedronte a criança.

Por |2018-12-12T17:27:10+00:0012 de dezembro de 2018|Categorias: Saúde|Tags: |0 Comentários

Deixe um Comentário