Dicas para acelerar o metabolismo

Todos nós conhecemos aquela pessoa que come de tudo e não engorda, certo? Pois é, provavelmente isso se deve ao seu metabolismo acelerado. Mas, como acelerar o metabolismo? Alguns hábitos envolvendo alimentação, exercícios e até o sono podem te ajudar a fazer isso e, consequentemente, perder peso.

Alimentação para acelerar o metabolismo

Primeiro e mais importante: não pule refeições, inclusive o café da manhã, pois isso pode levar o corpo a gastar energia mais lentamente, já que ele percebe que não há alimento suficiente para as atividades a serem realizadas. É por isso que dietas muito restritivas, com baixíssimas calorias, podem ocasionar um efeito contrário ao esperado.

Inclua em suas refeições os seguintes alimentos (com moderação para não elevar a quantidade de calorias ingeridas diariamente):

  • canela,
  • gengibre,
  • abacaxi,
  • brócolis,
  • abacate,
  • óleo de coco,
  • frutas cítricas,
  • oleaginosas (castanhas, nozes etc, especialmente amêndoas);
  • leite e derivados (prefira queijos brancos em vez de amarelos, pela quantidade de gordura contida nestes).

Todos esses alimentos podem ajudar a acelerar o metabolismo, seja por terem algum componente como cálcio ou vitamina C, seja porque aumentam a temperatura corporal ou por seu teor proteico. Eles também oferecem muitos outros nutrientes para o organismo.

Exercícios para acelerar o metabolismo

Toda atividade física auxilia na perda de gordura corporal, tanto pelas calorias gastas durante a atividade quanto pelo fato de que fazer exercícios torna o seu metabolismo mais acelerado. Porém, alguns são mais indicados para o aumento do metabolismo. Os exercícios aeróbicos, como corrida, natação ou pular corda, são ótimos para queimar gordura. Já os exercícios de peso, como musculação, aumentam o percentual de massa magra, e isso também acelera o metabolismo.

Lembrando que começar uma atividade física sem acompanhamento médico pode ser perigoso para a saúde, principalmente os exercícios intensos! Então, antes de mais nada, procure um profissional e converse com ele sobre seu desejo de perder peso.

Para os que podem praticar, uma ótima opção é o HIIT – Treino Intervalado de Alta Intensidade, que é feito com séries curtas de exercício intenso, intercaladas por intervalos de descanso. Ele é ótimo porque, após a atividade física, o corpo continua queimando calorias por horas! Assim, mesmo um período mais curto de atividade já vai trazer os benefícios que você deseja.

O treino HIIT possui muitas variações, tanto na intensidade quanto na duração dos exercícios e nos períodos de descanso, além de poder ser realizado de várias formas. Aqui está uma sugestão:

Dicas extras 

Dormir o suficiente, uma vez que um sono reparador é essencial para o ganho de massa muscular, e como já foi visto, esta faz com que haja um maior gasto de energia, se comparada à gordura.

Controlar a ansiedade, pois esta leva muitas pessoas à compulsão por alimentos, o que pode atrapalhar qualquer dieta. O “hormônio do estresse”, cortisol, ainda ajuda na produção de gordura, então, busque formas para driblar o estresse e a ansiedade.

Beba bastante água, pois além de dar sensação de saciedade, ajuda a eliminar as toxinas do corpo.

Se você se interessou por este artigo, então vai querer conhecer um plano completo de dieta e exercícios para acelerar o metabolismo e queimar gordura, sem passar fome! Qualquer dúvida, pode entrar em contato comigo pelo e-mail [email protected].

Veja também: A melhor forma de emagrecer com saúde

Um comentário

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