Como deixar o PC mais rápido

Os sistemas operacionais estão ficando cada vez mais rápidos e os hardwares cada vez mais poderosos, mas seu computador mesmo velhinho ainda pode ser uma máquina muito útil, talvez ela só precise de alguns cuidados. Saiba como deixar o PC mais rápido com essas dicas incríveis.

Vídeo do PH tutoriais demonstrando como deixar o Windows 10 mais rápido

1 – Exclua o desnecessário

  • Exclua jogos e programas que já vieram de fábrica e que você não usa
  • Exclua jogos e programas que apareceram e que você nem sabe como
  • Exclua jogos e programas que você não usa mais

Na barra de pesquisa digite: adicionar ou remover programas.

Se você não tem certeza se o programa que deseja excluir faz parte ou não do sistema operacional, é melhor não excluir. Mas se sabe que é um jogo ou um programa que foi instalado junto com outros aplicativos e você não usa, desinstale todos. Esse procedimento libera espaço no disco e tem um bom potencial de liberar processador.

Janela de adicionar e remover programas

2 – Como deixar o PC mais rápido excluindo arquivos via “executar”

Abra o “executar” em seu computador e digite:

%temp% – Abrirá uma pasta com muitos arquivos, exclua todos. Caso algum arquivo não seja excluído, não tem problema. É provável que um dos arquivos esteja sendo usado no momento da exclusão.

Abra novamente o “executar” e digite desta vez:

temp – Repita a etapa anterior

Abra novamente o “executar” e digite:

prefetch – Repita a etapa anterior.

Crédito ao Vinicios Tutoriais

3 – Acelerar a inicialização do seu computador

Existe situação mais desagradável do que ficar muito tempo esperando o computador iniciar? Não tem como deixar o PC mais rápido sem passar por esta etapa.

Na barra de pesquisa digite: “Configuração do sistema”

Na aba inicialização de programas, desabilite todos os programas que você não quer que seja inicializado sempre que você liga o PC.

Alguns exemplos de programas que não precisam iniciar com o PC é: Torrent, Steam, jogos, programas de edição, etc.

Ainda em Configuração do sistema, na aba “Inicialização do sistema”

Clique em “opções avançadas” e coloque o número máximo de CPUs e o máximo de memória. Fique tranquilo, essa operação é totalmente segura e não se trata de overclock. O ponto negativo é um consumo um pouco maior de energia.

Janela configuração do sistema
janela configuração do sistema 2

4 – Turbinando a performance

Estética nem sempre combina com desempenho e isso vale para os computadores também.  Para melhorar o desempenho do seu PC, vá em para a pasta “Meu computador” clique com o botão direito dentro da pasta, clique em propriedades. Abrirá a janela “Sitema”.

No lado esquerdo desta tela selecione a opção “Configurações avançadas do sistema”.

Na aba “Avançado” e na caixa “Desempenho” selecione “Configurações…”

Em meu notebook eu desmarco todas as opções e deixo marcada somente o checkbox

  • “Usar fontes de tela com cantos arredondados”

Todas as demais opções eu desmarco. Aí você pode ir testando, marcando e desmarcando ao seu gosto.

5 – Deixe seu computador em modo “Alto Desempenho”

Vá em painel de controle > Hardware e Sons > Opções de Energia e selecione o checkbox “Alto desempenho” Dessa forma o computador ficará sempre “alerta” sempre que você precisar dele para executar alguma tarefa

janela de alto desempenho

6 – Instale Advanced SystemCare

Advanced SystemCare é um aplicativo leve que faz muitas melhorias de desempenho no computador. Ele é capaz de identificar problemas, otimizar pastas, otimizar aquivos e sabe exatamente como deixar o PC mais rápido. Faça todos os escaneamentos e reparos permitidos na versão grátis e se gostar, ainda pode adquirir a versão PRO que ainda tem recursos melhores para extrair máximo desempenho do seu PC.

7 – Invista em um bom antivírus

Se você faz compras pela internet ou se usa o seu computador para acessar seu internet bank, eu sugiro que você tenha um bom antivírus. Não adianta saber como deixar o PC mais rápido e pular todas as questões de segurança de acesso que você pode ter. Além disso, existem milhões, se não bilhões de vírus que além de te expor na vulnerabilidade dos seus dados pessoais e bancários, também podem contribuir e muito na péssima performance do seu computador.

Nas versões gratuitas, eu recomendo o antivírus Avira ou Avast. Nas versões pagas sempre usei Avira, mas em minha última compra optei pelo Kaspersky e estou gostando muito.

Depois destes procedimentos, reinicie seu computador. Se você seguiu todos estes passos corretamente a melhora em seu computador deve ser de no mínimo 30%, mas se você quase não notou diferença, talvez esteja na hora de fazer alguns upgrades.

8 – Como deixar o PC mais rápido com um upgrade barato

Se você todas as etapas de como deixar o PC mais rápido anteriores e mesmo assim seu computador apresenta lentidão, iremos falar a forma necessária e de menor custo para aumentar o desempenho do seu computador.

Compre uma memória e se seu computador tiver por exemplo uma memória de 4GB, de preferência para a compra de uma segunda memória idêntica (mesmo fabricante, mesma velocidade e mesmas características) para que o seu sistema faça a tecnologia Dual Channel

Agora, além de ter mais espaço para seu sistema operacional e seus programas e jogos, as memórias irão trabalhar com o dobro da velocidade.

Compre um SSD que hoje é possível encontrar um de 128GB por menos de R$ 150.00 Um SSD é capaz de aumentar a velocidade de inicialização do seu computador em até 7x. Ele também será responsável por abrir todos os programas e jogos que você solicitar mais rápido. Viu como é fácil saber como deixar o PC mais rápido? Cuidando destes detalhes você poderá desfrutar de uma máquina veloz por muito mais tempo.

Visite nossa página de ciência e tecnologia.

Gostou desta matéria? Não esqueça de compartilhar com aquele amigo que precisa de uma ajuda.

Por |2018-12-19T04:34:42+00:0019 de dezembro de 2018|Categorias: Ciência & Tecnologia|Tags: |1 Comentário

Um comentário

  1. Manuela Silva 19/12/2018 at 19 de dezembro de 2018 - Reply

    Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
    Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu site.
    Muito obrigado
    Manuela Silva

Deixe um Comentário