Como se comportar em uma entrevista de emprego

Em nosso cenário atual, perder uma oportunidade de trabalho pode ser frustante, além de desperdiçar o que poderia ser o trabalho dos seus sonhos. Para sair da zona de ansiedade e mostrar todo seu potencial e talento, é importante você focar nestas 10 regras de ouro sobre como se comportar em uma entrevista de emprego.

De acordo com a monster.com, uma das maiores agências de emprego do mundo e com mais de 20 milhões de acessos mensais as regras são:

1 – Faça uma pesquisa

Pesquise a empresa antes da entrevista e aprenda o máximo possível sobre seus serviços, produtos, clientes e concorrência, você terá uma vantagem na compreensão e no entendimento das necessidades da empresa. Quanto mais você souber sobre a empresa e o que ela representa, maiores serão suas chances de achar uma oportunidade de se encaixar e vender seu peixe na entrevista. Você também deve aprender sobre a cultura da empresa para obter maior clareza  se  realmente será feliz em seu potencial futuro trabalho.

2 – Atenção aos detalhes

Selecione o que vestir para a entrevista. Dependendo da indústria ou do cargo, procure suas melhores roupas e verifique se há manchas ou amassados. Mesmo que a empresa tenha um ambiente casual, você não quer parecer que dormiu com sua roupa. Acima de tudo, vista-se confiante. Se você se sentir bem, os outros responderão a você de acordo.

3 – Esteja preparado

Traga uma pasta contendo cópias extras do seu currículo, uma cópia de suas referências de trabalho e papel para fazer anotações. Você também deve ter perguntas preparadas para fazer no final da entrevista.

4 – Seja pontual

Nunca chegue atrasado a uma entrevista. Reserve um tempo extra para chegar antes do horário estipulado no local, pois é necessário contar com possíveis imprevistos. Procure entrar no prédio entre 10 – 15 minutos antes da entrevista.

5 – Mostre entusiasmo

Um aperto de mão firme e muito contato visual demonstram confiança. Fale distintamente em uma voz confiante, mesmo que você não se estável.

6 – Você tem 2 ouvidos e uma boca, entenda a hora certa para você falar e se destacar

Uma das habilidades de entrevista mais negligenciadas é a escuta. Certifique-se de não estar apenas ouvindo, mas também lendo nas entrelinhas. Às vezes, o que não é dito é tão importante quanto o que é dito.

7 – Responda a pergunta feita

Parece lógico, mas não é. Muitas vezes os candidatos não pensam se estão realmente respondendo às perguntas que seus entrevistadores fazem ou procuram se esquivar de determinados assuntos. Certifique-se de entender o que está sendo perguntado e obtenha mais esclarecimentos se não tiver certeza.

8 – Dê exemplos específicos

Um exemplo específico de seu histórico vale 50 histórias vagas. Prepare suas histórias antes da entrevista. Dê exemplos que destacam seus sucessos e exclusividades. Seu comportamento passado pode indicar seu desempenho futuro.

9 – Faça perguntas

Muitos entrevistados não fazem perguntas e perdem a oportunidade de descobrir informações valiosas. As perguntas que você faz indicam seu interesse na empresa ou no trabalho.

10 – Acompanhamento

O e-mail de acompanhamento da entrevista é mais uma chance de lembrar ao entrevistador todos os traços valiosos que você traz para o trabalho e a empresa. Não perca esta última chance de se promover.

Nunca se esqueça de:

1 – Desligar seu celular

Não permita que um assunto seja interrompido de maneira deselegante. Um celular tocando pode trazer constrangimento para você e seu entrevistador além de tirar o foco de uma linha de raciocínio. Caso você lembre de desligar no meio da entrevista, não precisa ficar nervoso (a), tire do bolso (a) e desligue rapidamente, para que o entrevistador não ache que você está olhando mensagens.

2 – Perder o nível

Lembre-se de tirar os piercings, evite mostrar demasiadamente as tatuagens e não masque chicletes. Mesmo que seja um entrevista para uma vaga de ambiente casual. É bom se preocupar em sempre se destacar até nos pequenos detalhes.

3 – Ter cuidado com os excessos

Use perfume com moderação, pode ser que a sala da entrevista seja um local pequeno, cuidado para que seu perfume não vire uma dor de cabeça.

4 – Não pode mentir

Seja honesto para com seu entrevistador, não existe nada mais constrangedor do que falar que possui uma habilidade e ser pego na mentira. Não se esqueça que você está em meio a uma carreira profissional e que provavelmente este não será seu último emprego. Futuramente você precisar de uma carta ou um telefonema de recomendação, imagina se seu último chefe avisar que não se pode acreditar em tudo o que você fala…

Gostou deste artigo? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos que também estão precisando daquela ajuda para alcançar a tão desejada vaga de emprego!

Deixe um Comentário