Como tirar fotos melhores em 5 passos

Seja para fotografia profissional, seja para selfies, existem algumas dicas de como tirar fotos melhores, que podem fazer uma diferença muito grande. Isso se aplica a qualquer tipo de fotografia:

Como tirar fotos melhores

1. Saiba do que VOCÊ gosta

De nada adianta tirar fotos com uma boa luz e composição se você não gostar do resultado porque ele não combina com seu estilo. Para isso, você pode fazer antes uma pesquisa. Selecione fotos que estejam de acordo com a sua personalidade, com o que você quer transmitir. Aliás, as fotos comunicar mensagens, então pense no que você gosta e quer expressa

2 . Planeje!

Essa dica é importantíssima! Planeje tudo. Ou seja: Onde serão as fotos (sempre preste muita atenção ao fundo das imagens)? Em caso de retratos, como serão as roupas? E a maquiagem? Quais cores vão estar nessas fotos? Se o cenário é verde, será que combina com roupa verde, ou amarela? Que horas vai ser o ensaio? Como estará a luz? Em geral, é recomendada a luz suave para fotografias, como a luz de um dia nublado. Se não estiver nublado, dê preferência para as horas logo após o nascer do sol ou logo antes do pôr do sol.

Planeje ainda as poses ou composição das fotos. Cenas espontâneas são lindas, mas mesmo elas precisam ser planejadas, sabia? Afinal, o fotógrafo deverá conduzir o fotografado para essa espontaneidade. Quando for no momento do ensaio, pense com calma em todos os detalhes para fazer algumas fotos maravilhosas. É melhor do que fazer 400 fotos “mais ou menos”.

3. Estude, estude, estude…

Aprender fotografia somente praticando é um tiro no pé. Lembro do primeiro aniversário que fotografei. Li alguns textos antes sobre fotografia de aniversário infantil e peguei algumas dicas simples mas que fizeram toda a diferença. Por exemplo, fotografar na altura dos olhos da criança, escolher a distância focal, se posicionar no lugar certo, ter uma sequência mais ou menos clara das fotos que ia tirar… Todas essas informações fizeram com que as fotos saíssem boas já no primeiro aniversário. Foi tudo bem tranquilo. Por outro lado, se eu não tivesse estudado antes, teria ficado perdida. Precisaria fotografar alguns eventos para começar a entender o que estava bom e o que estava ruim nas fotos. E, com certeza, grande parte das fotos sairiam ruins, além do tempo que eu ia perder.

4. Tente seguir uma linha coerente

Como eu disse, as imagens passam uma mensagem para quem as vê. Então, se atente aos detalhes. Por exemplo, se você quer tirar fotos em um lugar natural, talvez não seja bom usar uma roupa social ou salto alto. Neste caso, a ideia está mais associada a leveza, espontaneidade etc.

5. Cuidado com a edição

A edição pode ajudar muito, no entanto, pode atrapalhar mais ainda. Muito cuidado com vinhetas exageradas, cores irreais, contraste forte, exposição ruim etc. Pelo menos no começo, esteja mais dedicado a melhorar o que não está bom, do que a mudar algo que já está certo.

6. Dica bônus: analise o trabalho de grandes fotógrafos

Em seguida, compare com o seu. Assim vai ver o que exatamente você quer incrementar ou tirar nas suas fotos. Observe qual luz é utilizada no trabalho dos seus fotógrafos favoritos, as cores, poses, edição, quais as possíveis configurações da câmera. Enfim, inspire-se!

Espero que essas dicas tenham te dado boas inspirações sobre como tirar fotos melhores. Lembre-se: sua fotografia é única, pois expressa a sua visão de mundo. Portanto, pratique muito, não tenha medo de ousar, e… Volte à dica número 3!

Por |2019-06-03T17:28:47+00:002 de junho de 2019|Categorias: Uncategorized|Tags: , , |0 Comentários

Deixe um Comentário