Dicas de empreendedorismo: Como começar um negócio online do zero?

A tecnologia já faz parte do nosso dia a dia e também invadiu o empreendedorismo. Estamos quase 100% do nosso tempo conectado, seja nos computadores, notebooks, tablets ou smartphones.

Por isso, virou tendência comprar pela internet. E se já é fácil comprar pelas redes, vender também pode ser – se você souber como fazer seu negócio se destacar dos demais.

Confira o nosso passo a passo com dicas de empreendedorismo para você que quer começar agora um negócio online do zero.

 

Passo a passo de como começar um negócio online do zero

Escolha um nicho de mercado

O primeiro passo é planejar qual o nicho de mercado rentável que você gosta e quer atuar. Podendo ser na área da saúde, relacionamento, finanças, marketing…

Depois de saber qual o nicho, é preciso saber o que você vai vender? São produtos ou serviços?

Se forem produtos de fabricação própria, você precisa de uma estrutura física para fazer e guardar todas as demandas. No caso de revenda, é preciso fazer uma tabela com todos os fornecedores, com tabela de preços e prazo de entrega.

Se você for prestar serviço, como por exemplo consultoria ou curso online, você precisará de um esforço maior nesse início para ter conteúdos a oferecer para a sua audiência – como por exemplo ebooks, infográficos e artigos sobre o tema que você vai abordar.

Assim que tudo for definido, você também precisa saber precificar. E para isso, a dica de empreendedorismo é conhecer bem a sua concorrência – no meio físico e também no digital.

 

Fique atento ao seu público-alvo

O bom das vendas online é que você pode restringir ou não a área que você atende. Você vai se limitar a vender só na sua cidade, ou estado? Ou vai permitir até mesmo ser internacional?

Tudo vai depender para quem você quer oferecer seus produtos/serviços.

Saiba a fundo as características dos seus possíveis compradores, para que você consiga alcançá-los.

 

Adote um sistema de vendas

Antes de tudo pense onde você vai colocar os seus produtos/serviços para vender. Isso mesmo, no seu site.

Escolha bem o domínio do seu site, afinal, ele vai ser a marca do seu negócio na internet.

Faça um planejamento financeiro do quanto você vai gastar para fazer o site, bem como a manutenção dele, a parte de tecnologia e marketing.

Depois disso você precisa pensar em algum sistema de vendas para colocar no seu site. Tem inúmeros sistemas disponíveis para você cadastrar seus produtos/serviços e automatizar o recebimento de pedidos.

 

Tenha um estoque de produtos

Agora que você já arrumou as coisas no site e na parte de vendas, agora é hora de cuidar do estoque – caso o seu negócio seja voltado para produtos.

O primeiro passo é descobrir o que vai funcionar melhor para o seu negócio. Tanto na própria fabricação, como na revenda, você precisa pensar se vai ter uma quantidade em estoque, ou se as vendas vão acontecer sob encomenda.

 

Pense como irá funcionar a entrega dos seus produtos

Nessa etapa você tem duas opções que são mais viáveis para os negócios online: correios ou transportadora.

O serviço dos correios são aconselhados para o micro, pequeno e médio empreendedor, porque as demandas são poucas. Além disso, eles oferecem serviço exclusivos para quem é varejista virtual.

Se a demanda do seu negócio for muitas, as vezes compensa contratar uma empresa de transportadora.

O importante aqui é ficar atento aos valores que serão cobrados e as regiões que ambos atendem para você fazer a escolha certa e fazer a melhor entrega para os seus clientes.

 

Pense em estratégias de marketing

Agora que você tem tudo muito bem desenhado e estruturado do seu negócio, você precisa ficar atento às estratégias de marketing. Afinal, como os seus produtos vão chegar até o seu público-alvo sem pensar em como atraí-los para o seu site?

 

Escolha um produto para promover

Um produto ou serviço em potencial chamou mais atenção do seu público ou você acha que tem mais chance de vender com facilidade, promova-o!

 

Para a sua escolha ser certeira, fique atento:

  • Qualidade do produto/serviço
  • O valor que você vai ter de lucro
  • Avaliações de quem já adquiriu o produto/serviço

Feito isso, agora é hora de criar estratégias de marketing para que chegue até o seu público. Você pode apostar em email marketing ou patrocinar publicações no facebook e instagram, por exemplo.

 

Atraia tráfego para o seu site

Também é importante adotar algumas estratégias de marketing para gerar melhor tráfego para o seu site.

Desde a parte de SEO, para melhorar a experiência do usuário e o rankeamento no google, até investir em tráfego pago pelo Facebook Ads, por exemplo.

Viu só como é possível abrir o seu negócio online do zero, sem precisar de um investimento inicial absurdo? Siga nossas dicas de empreendedorismo e entre para o universo de vendas!

2 Comentários

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