Dormir bem não é regra apenas para crianças

Quando você é criança, seus pais definem sua hora de dormir mas quando você é um adulto, vale tudo. Ninguém pode mais te incomodar, portanto podendo ficar acordado o quanto quiser e quando quiser! Mas você deveria? De acordo com  o artigo It’s not just for kids — even adults appear to benefit from a regular bedtime, a resposta é não. O sono irregular pode ser ruim para sua saúde.

A ciência provando que dormir adequadamente não é regra somente para crianças

O artigo liderado por pesquisadores da Duke University e publicado em Scientific Reports em setembro, se concentrou na regularidade do sono, ou “higiene do sono” – uma fronteira relativamente nova. Pesquisas prévias sobre o sono analisaram a intensidade com que as pessoas dormem e quanto tempo dormem todas as noites. Aqui, porém, os pesquisadores adotaram uma abordagem diferente, examinando os padrões de sono a longo prazo em quase 2.000 adultos com idades entre 54 e 93 anos.

Os voluntários usavam dispositivos digitais de pulso que rastreavam os horários exatos em que eles iam para a cama, e se levantavam a cada dia até um desvio de dez minutos da rotina. Os pesquisadores também pediram aos participantes para acompanhar a sua sonolência durante o dia e utilizaram várias medidas de dados biológicos para monitorar sua saúde cardiovascular e mental.

Eles descobriram que as pessoas com horários para dormir irregulares pesavam mais, tinham pressão arterial e um nível mais alto de açúcar no sangue, além de adquirir maior probabilidade de sofrer de depressão. O sono irregular também foi associado a resultados futuros negativos, incluindo um maior risco de ataques cardíacos e derrames nos próximos 10 anos.

Os pesquisadores também analisaram uma variedade de métricas do sono além da regularidade: a qualidade do sono dos participantes, o tempo de sono e a hora de dormir preferida.

Regrar hora de sono pode me fazer mais saudável?

Uma hora regrada para dormir e acordar mesmo nos finais de semana certamente se correlaciona com uma melhor saúde metabólica e cardíaca, pelo menos em pessoas mais velhas. (Os participantes mais jovens do estudo tinham 54 anos)

Pesquisas futuras ainda têm que isolar as causas em ação aqui. O sono irregular poderia, por exemplo, ser apenas um sintoma do verdadeiro problema de saúde: o trabalho por turnos, por exemplo, que pode ser estressante e fisicamente árduo.

Então, novamente, a questão da saúde real também pode ser um estilo de vida sedentário ou aumento da ingestão de calorias. Quando os ritmos circadianos de uma pessoa são interrompidos, eles tendem a comer mais e a metabolizar o que comem mais lentamente, especialmente se for açucarado.

Embora não saibamos exatamente por que o sono irregular se vincula a resultados negativos na saúde, as descobertas desse estudo em particular ainda podem ajudar os médicos a direcionar os esforços para prevenção de doenças cardíacas e diabetes. Nos EUA, ambas as doenças são as principais causas de morte, observou o principal autor do estudo. Eles são caros para tratar também; o preço da insulina, um tratamento para diabetes, mais do que triplicou de 2002 a 2013.

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Por |2018-11-17T17:19:26+00:0011 de outubro de 2015|Categorias: Saúde|Tags: , , |1 Comentário

Um comentário

  1. Posição correta para dormir - Deliberada | Mente 23/11/2018 at 23 de novembro de 2018 - Reply

    […] boa noite de sono é não é regra apenas para crianças. Muitas pessoas procuram se habituar em: deligar o celular, usar lençóis limpos, dormir oito […]

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