Marketing 4.0: Entenda por que sua empresa precisa se atualizar nesse novo conceito

Como tudo evolui com o avanço da tecnologia, no marketing digital não podia ser diferente. Atualmente nove em cada dez consumidores brasileiros com acesso à internet têm o hábito de pesquisar sobre o produto que deseja comprar e comentar de modo online suas experiências com outros consumidores. Esses são dados de um estudo realizado pelo Serviço de Proteção de Crédito e pelo portal de educação financeira “Meu Bolso Feliz”.

E essa popularização do acesso à internet e do uso de smartphones pelos consumidores para se manterem conectados, refletem diretamente no Marketing 4.0 e a busca de boas agências de marketing para o colocar em prática. E é sobre esse avanço que viemos falar aqui.

O Marketing 4.0 nada mais é que a nova fase que o marketing vive, assim como esse compartilhamento das experiências de compra e o aumento do consumo, principalmente no online. O criador desse conceito é Philip Kotler, que o descreve da seguinte forma:

“o Marketing 4.0 trata da revolução digital. As empresas continuarão a fazer marketing tradicional, centrado na TV e na mídia impressa, mas o marketing digital (mídias sociais, mobile e internet) aumentará. As empresas precisam saber como misturar e conectar seu marketing tradicional e seu marketing digital”.

Atualmente o consumidor tem acesso direto à marca pelas redes sociais, e ele pode, além de consumir o produto ou serviço, interagir, ser um porta voz, tanto com as experiências boas, quanto com as ruins. Por isso é importante trazer essa atualização para dentro da empresa, pois quanto mais próximo do público, melhor é o crescimento no mercado.

Novidades na nova era online

As decisões de compra são feitas de maneira coletivas, mesmo que indiretamente. E explicamos melhor: hoje, antes de finalizar uma compra, o consumidor pesquisa sobre o que deseja, lê os comentários de quem já utilizou o produto/serviço, busca uma marca que se destaque, que faça diferente. E esse é o papel social do marketing.

As comunicações são mais horizontais, pois dentro das redes sociais, a empresa tem o mesmo espaço e visibilidade que o consumidor, não há mais uma hierarquia. E ainda há uma maior inclusão de produtos e serviços que ultrapassam as barreiras regionais e são disponíveis globalmente, inclusive nos mercados emergentes.

Como aplicar marketing 4.0 na sua empresa

O primeiro passo para colocar em prática essas inovações do marketing é se adequar ao Marketing 4.0 e proporcionar ao seu consumidor essa relação direta com a sua empresa. Use e abuse do Facebook, Instagram, Twitter, e outros meios para comunicação de maneira integrada e esteja sempre os monitorando.

Compartilhar conteúdo de qualidade é um ponto muito importante, pois a maior mudança trazida pelo Marketing 4.0 é essa busca de informação sobre a marca ou produtos e serviços. Por isso invista em conteúdos que possam guiar o seu público para o consumo do que você disponibiliza, e para que ele possa se sentir satisfeito.

Os processos do marketing

O conceito de Marketing 4.0 não surgiu de uma hora pra outra. O marketing digital vem passando por atualização desde o Marketing 1.0 que foi inaugurado na Revolução Industrial e focava basicamente na padronização e industrialização dos produtos.

O Marketing 2.0 surgiu na era da Informação, mesma época que surge a televisão e outros meios de comunicação para a massa da população. O consumidor já começa aqui a ter acesso a mais opções de produtos, é quando começa o foco na experiência do consumidor. Importante frisar que é nessa época que surgem os famosos 4Ps do marketing: preço, praça, produto e promoção.

O marketing 3.0 traz a era da humanização, o foco agora é quase que total no ser humano. A empresa a partir daí precisa criar um relacionamento com o seu público-alvo, para que gere uma identificação com a marca, e as pessoas passem a acreditar no produto oferecido.

Os 4 Cs do marketing

Quem estuda e trabalha na área de marketing conhece muito bem os 4Ps, porém com a revolução do marketing digital surge também um novo conceito: os 4Cs. E essa mudança desenvolvida por Robert Lauterborn é baseada nesse novo foco do marketing no cliente. Os 4Cs nas redes sociais significa: cliente, custo, conveniência e comunicação.

Por |2018-12-12T15:47:10+00:0012 de dezembro de 2018|Categorias: Uncategorized|Tags: |1 Comentário

Um comentário

  1. Adriana Alves 12/12/2018 at 12 de dezembro de 2018 - Reply

    Olá, Ótimo conteúdo.

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