Posição correta para dormir

Um boa noite de sono não é regra apenas para crianças. Muitas pessoas procuram se habituar em: desligar o celular, usar lençóis limpos, dormir oito horas. – mas mesmo assim, têm dificuldades para dormir e quando acorda, está dolorido(a) e mal-humorado(a). Sabe o que pode estar faltando? A posição correta para dormir. Fique com a gente até o fim, nessa incrível matéria que irá lhe ajudar a acordar melhor e mais disposto.

Vídeo que demonstra os efeitos de  dormir sobre o lado direito e esquerdo

Para a maioria das pessoas, é normal fazer alguns contorcionismos até encontrar uma posição que nosso corpo “mimado” possa se aconchegar. Há pessoas que conseguem achar uma cama de casal pequena para uma pessoa, há pessoas que inexplicavelmente acordam com a cabeça no pé da cama e por aí vai. Quando acordam de manhã, parece que foram atropeladas por um caminhão. O motivo disso, está justamente na posição que dorme.

Consequências de dormir em posição errada

A posição errada pode ocasionar em dores nas costas e pescoço, câimbras musculares, prejudicar a circulação sanguínea, causar apnéia do sono, fadiga, gerar dor de cabeça e até problemas no sistema digestivo como demonstrado no vídeo acima.

Posição correta para dormir

Os especialistas e os mais recentes estudos, apontam que dormir de barriga para cima é a melhor posição, refutando a antiga teoria de posição fetal. O único problema relacionado a está posição, é que pode agravar o ronco. Os maridões e as esposas vão entender por se tratar de uma boa causa. 😄

Certifique-se de que seu travesseiro seja adequado para tirar a pressão dos seus ombros, um travesseiro entre os joelhos também ajuda a prevenir problemas lombares.

A pior posição para dormir

Harris, especialista em medicina do sono e professor na faculdade Albert Einstein, no artigo do Popular Science diz que a pior posição para dormir é de barriga para baixo. Os estudos apontam que 7% da população tem este hábito, resultando em uma má distribuição de pressão pelo corpo, aumenta a probabilidade de você acordar com dormências e dores nas articulações. Harris aconselha para aqueles que tem este hábito, usar travesseiros baixos para reduzir a tensão no pescoço.

Os dados científicos em posições para dormir

O problema é que somente 8% da população chega nesta posição naturalmente. Todas as outras posições vão gerar problemas que certamente serão muito piores que alguns roncos. Dormir do lado direito por exemplo, pode desencadear azia. Nos estudo feito pela JAMA Internal Medicine, dormir do lado direto do corpo, facilita que ácidos do seu estômago se infiltrem no seu esôfago. De acordo com a National Sleep Foundation dormir em ambas as posições laterais pode causar problemas relacionados a dores no quadril e no ombro.

Mas eu estou dormindo, como posso controlar isso?

Realmente este é um problema. Mas através de algumas técnicas e um pouco de disciplina, seu corpo pode naturalmente criar este hábito. Harris afirma que é possível você fazer parte do sagrado grupo composto por 8% da população que naturalmente dorme de barriga para cima. Ele recomenda a criar um perímetro de travesseiro ao seu redor e um travesseiro alto debaixo dos joelhos. Ele diz que isso ajuda a inibir seu corpo de sair rolando pela cama. Um outro truque que ele explica é o de colocar um objeto nas laterais da roupa, para que quando você se mexer, fique incômodo, e seu corpo retorne para a posição que deve.

Entretanto…

Harris afirma que embora exista uma melhor resposta do nosso corpo em dormir na posição adequada, conforto é fundamental! Se você se sentir desconfortável na tentativa de mudar a posição, isso pode definitivamente acabar com a sua qualidade de sono, e estragar ainda mais o dia que se aproxima.

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