Sintomas de pedra na vesícula e outros problemas relacionados

Você sabe o que é vesícula biliar?

Antes de conhecer os sintomas de pedra na vesícula biliar, é muito importante que você saiba onde ela se localiza e quais são suas funções.

A vesícula biliar é um órgão relativamente pequeno com um pouco mais de 10 centímetros e tem um formato similar ao de uma pêra. Fica sob o fígado um pouco mais à direita do abdômen. No interior da vesícula fica armazenado a bile que é uma combinação de fluídos, gordura e colesterol. A bile é responsável por quebrar a gordura dos alimentos no interior do intestino delgado e permitir que vitaminas e nutrientes sejam absorvidos com mais facilidade pela corrente sanguínea.

Fonte: healthline.com

Sintomas de pedra na vesícula biliar ou de outros problemas relacionados

 

Dor: É comum para quem sofre de problemas na vesícula biliar e também um dos principais sintomas de pedra na vesícula. A dor normalmente ocorre na parte superior direita do abdômen, que pode ser fraca e aparecer com pouca frequência, até vir a ser uma dor forte que aparece constantemente. Existem casos em que a dor pode se espalhar pelo corpo incluindo peito e costas.

Vômitos ou náuseas: Também são sintomas comuns para todos os tipos de problemas relacionado a vesícula biliar. O refluxo ácido, gases, náuseas e vômitos são sintomas de pedra na vesícula e doença crônica relacionada, ou seja, de progressão lenta mas que já existe há muito tempo no organismo.

Febre ou calafrios: A febre repentina se for relacionada ao problema de vesícula biliar, pode indicar que você tem uma infecção. Um tratamento médico urgente é necessário antes que o problema se agrave e se torne perigoso e até fatal se for espalhada para outras partes do corpo.

Diarreia crônica: Evacuar mais de quatro vezes ao dia por pelo menos três meses, pode ser um sinal de doença crônica da vesícula biliar

Icterícia:  É a pele de cor amarelada que pode ser um sinal de pedra no duto biliar

Fezes ou urina incomuns: Fezes de cores mais claras e urina de cores mais escuras, são possíveis sinais de bloqueio do duto biliar.

Você pode se interessar por:

Vida saudável

Alimentação saudável

Problemas potenciais na vesícula biliar

Cálculos biliares (pedra na vesícula)

Os sintomas de pedra na vesícula nem sempre acontecem nas pessoas que possuem a doença, muitas vezes ela pode se desenvolver lentamente e passar despercebido por anos.

O principal sintoma de pedra na vesícula é a dor, mas para quem já possui a doença crônica, ou seja por um grande período, outros sintomas também pode ser perceptível como refluxo ácido, gases, náuseas e vômitos.

cálculo na vesícula biliar

Inflamação na vesícula biliar

A inflamação na vesícula biliar é chamada de colecistite, que pode ser aguda (curto prazo) ou crônica (longo prazo). A inflamação passa a ser crônica depois de vários ataques de inflamações agudas. Essas inflamações podem eventualmente danificar a vesícula biliar e resultar na perda do correto funcionamento.

Pedra no duto biliar comum (coledocolitíase)

Os cálculos biliares podem ocorrer também no canal que leva a bile da vesícula biliar ao intestino delgado. Em sua maioria, são pedras que foram produzidas no interior da vesícula biliar e que depois passaram para o duto biliar comum.

Doença da vesícula biliar sem pedras

Os cálculos (pedras) biliares não  são responsáveis por todas as doenças da vesícula biliar. Doenças sem pedras são chamadas de doença da vesícula biliar acalculosa. Os sintomas são os mesmos de problemas com cálculos (pedras) biliares mas sem os cálculos biliares.

Infecção do duto biliar comum

Quando o duto biliar estiver obstruído, uma infecção pode se desenvolver. O tratamento bem sucedido desta condição acontece quando a infecção é encontrada precocemente. Caso o tratamento não aconteça, a infecção pode se espalhar e se tornar fatal.

Abscesso da vesícula biliar

Os casos são raros, mas é possível que pessoas desenvolvam pus no interior da vesícula biliar. Esta condição é chamada de empiema que é a combinação de glóbulos brancos, bactérias e tecidos mortos. Nestes casos a dor abdominal é intensa e o tratamento deve ser urgente por colocar a vida em risco.

Vesícula biliar perfurada

Pedra na vesícula quando se encontra por muito tempo sem tratamento, pode levar a perfuração da vesícula biliar. Esta é também uma condição grave que põe em risco a vida.

Pólipos da vesícula biliar

São tecidos que crescem na vesícula biliar. Na maioria dos casos os pólipos menores não são cancerígenos, e não são necessárias remoções, mas pólipos maiores podem precisar ser removidos cirurgicamente antes que se transformem em câncer e causem problemas.

Vesícula biliar de porcelana

Uma vesícula biliar saudável possui paredes musculosas, ao longo da sua vida, depósitos de cálcio podem enrijecer as paredes da vesícula biliar. Esta condição é chamada de vesícula biliar de porcelana. Pessoas com este problema possui alto risco de desenvolver câncer.

Câncer de vesícula biliar

O câncer da vesícula biliar é raro, mas se não for detectado a tempo, pode se espalhar para além da vesícula rapidamente.

Conclusão dos problemas e sintomas da vesícula biliar

Os sintomas de pedra na vesícula ou outras doenças da vesícula biliar podem ir e vir, é necessário atenção quando o sintoma apareceu em sua primeira vez, pois a doença (se houver) pode ser tratada precocemente e garantir qualidade de vida para você.

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar com seus amigos e ajudá-los a ter uma vida mais saudável.

Por |2019-01-26T18:49:56+00:0024 de janeiro de 2019|Categorias: Saúde|Tags: , |0 Comentários

Deixe um Comentário