Lista e dicas para uma super alimentação

Cresci ouvindo que somos o que comemos, nunca achei o autor desta fala para avaliar sua autoridade a respeito do assunto, mas se parar e observar… quem se alimenta melhor, vive melhor e colhe todos os frutos de uma vida saudável, como por exemplo: se diverte mais, terá melhor disposição, melhores resultados no trabalho, porque a disposição para as atividades da vida resultará em mais criatividade, mais energia e clareza para as dificuldades e necessidades familiares, etc. A boa notícia? uma super alimentação está ao alcance de todos.

Passeando pela internet, o que mais vejo são dietas que não fazem sentido algum, prometem resultados que não são reais ou que até podem lhe ajudar a emagrecer, mas o preço destas dietas será a sua saúde. Uma alimentação saudável não precisa ser cheias de regras e alimentos que você acha horrível. Aqui mostraremos uma lista com 25 ótimos alimentos e suas propriedades, mas poderíamos listar 1000 deles. Apresentaremos para você, uma forma simples de encarar este assunto que para muitos está se tornando um verdadeiro monstro.

Nutricionista Sophie Deram falando sobre alimentos verdadeiro e alimentos ultraprocessados. 

Iogurte grego

O iogurte grego é o primo mais grosso e cremoso do iogurte popular que conhecemos. Ele é repleto de probióticos e proteínas. Capaz de “enganar” a fome, acelerar sua digestão e fortificar seu sistema imunológico.

2 – Quinoa

A quinoa é o ÚNICO grão capaz de fornecer todos os nove aminoácidos essenciais para o nosso corpo. Esse pequeno grão que tem um sabor parecido com nozes, é realmente poderosíssimo para a saúde.

3 – Mirtilo/Blueberry

É uma frutinha pouco popular em nosso país, mas há sim alguns hortifrutis especializados, feiras livres e até mesmo na internet locais que vendem essa saborosa fruta cheia de fibra, vitamina C e comprovadamente uma grande combatente do câncer.

4 – Kale

Kale é um vegetal, mais popular que o mirtilo, o problema é que ele só aparece nas feiras em épocas de frio. Suas características antioxidantes são incríveis, e é uma excelente fonte de fibra, ferro e cálcio.

5 – Chia

A semente de chia é mais carregada de ácidos graxos que qualquer outra planta já conhecida! Não é incrível? Além disso, ela ainda fornece magnésio, ferro, cálcio e potássio.

6 – Aveia

Para quem quer reduzir as medidas, aveia está em muitos cardápios, porque ajuda na digestão e metabolismo. Mas não é só para isso que serve a farinha de aveia. Ela concentra uma grande quantidade de fibras, antioxidantes e pequenas porções de muitos outros nutrientes. A aveia também se mostra significativamente eficiente no combate ao colesterol.

7 – Chá verde

Simples, barato e rápido de fazer. O chá verde tem sido o remédio natural para tudo. Capaz de auxiliar no tratamento, desde problemas cardíacos até no retardamento do câncer. Sabe qual o segredo? Antioxidantes. O principal antioxidante presente aqui, é o EGCG ou epigalocatequina galato, que é um fitoquímico capaz de retardar a progressão de crescimento celular irregular.

8 – Brócolis

Eu não sei você, mas eu amo! Minha dica: azeite de oliva, sal do himalaia e vinagre balsâmico. Agora é só saborear!!!. 😋

Brócolis é uma verdadeira máquina de fazer bem. Repleta de vitaminas, minerais, compostos de combate a diversas doenças e fibras essenciais para qualquer dieta. Todos os integrantes da família das crucíferas são saudáveis, mas o brócolis se destaca por ser rico em vitamina C e folato. Folato pode reduzir o risco de doenças cardíacas, derrame e alguns tipos de câncer.

9 – Morango

É uma fruta riquíssima em vitamina C, apenas uma xícara dessas frutinhas é o suficiente para satisfazer as necessidades diárias, ou seja, 74 mg/dia para mulher, 90 mg/dia para homens. Pesquisas apontam que a vitamina C nos morangos auxilia na saúde dos olhos e seus antioxidantes ajudam na construção e no reparo de tecido do corpo, melhora o sistema imunológico e combate os danos causados pelos radicais livres.

10 – Salmão

Esse peixe é repleto de proteínas, e uma dose generosa de ácidos graxos e ômega-3. As pesquisas apontam que o alimento ajuda no combate de doenças cardiovasculares. Atenção você que gosta de um bom banho de sol! O salmão também ajuda a proteger a pele dos efeitos nocivos dos raios UV e do câncer.

11 – Melancia

A melancia é rica em vitamina C e A com baixíssimas calorias. Estudos mostram que a fruta pode reduzir a pressão arterial, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e também ser um protetor solar natural, assim como o salmão.

12 – Espinafre

O marinheiro Popeye ficava superpoderoso com esse alimento e não era a toa. Cheio de antioxidantes, anti-inflamatório e vitaminas. Inclusive a vitamina K, responsável por auxiliar na prevenção de perda óssea.

13 – Pistache

Uma pequena porção de pistache contém quase 20% da dose diária recomendada de vitamina B6 e tiamina. Os principais antioxidantes da oleaginosa são a luteína e beta-caroteno. O que é melhor: são completamente livres de colesterol.

14 – Ovos

O disco voador, zoiudo ou o que chamarem popularmente na sua região, é uma grande fonte de proteínas e nutrientes. Um ovo grande tem apenas 70 calorias e oferece 6 gramas de proteínas. É o alimento mais barato com maior relação calorias/proteína. É ótima fonte de ácido graxo e ômega-3, fundamentais para o corpo e para a saúde do coração.

15 – Amêndoas

Olha outra recordista aqui: as amêndoas oferecem a maior concentração de nutrientes por calorias. Isso quer dizer que por apenas 191 calorias, você recebe uma dose cavalar de fibras, potássio, cálcio, vitamina E, magnésio e ferro. Incrível, não é?

16 – Gengibre

Não tem o sabor mais agradável do mundo, mas é usado por décadas como um potente remédio natural para tudo, desde uma simples dor estomacal, até problemas inflamatórios.

17 – Beterraba

Amada por uns, detestada por outros. A raiz contém toneladas de vitaminas, minerais e antioxidantes responsáveis por combater muitas doenças e fortalecer órgãos vitais. Estudo sugerem que sua cor pode ser o segredo desse poderoso alimento. O betalains, que é a pigmentação roxa, pode ajudar a evitar o câncer e outras doenças degenerativas.

18 – Feijão

Nosso bom e velho amigo dos pratos, é rico em proteínas e pobre em colesterol. Variar os tipos de feijões pode potencializar ainda mais a alimentação. São carregados de fibra, folato e magnésio.

19 – Abóbora

É repleta de antioxidantes e vitaminas. O seu principal nutriente é o beta-caroteno, uma pró-vitamina que nosso organismo transforma em vitamina A. Sua principal função é aumentar a força do sistema imunológico e cuidar da saúde ocular.

20 – Maça

Fonte de fibras e vitaminas, com baixas calorias. A maça está associada na redução do risco de doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, diabetes e asma.

21 – Cranberry/Oxicoco

A frutinha vermelha é pouco popular em nossa terra, é encontrada no máximo em caixinhas de sucos nos supermercados. Ela pode ser encontrada em cápsulas como um produto fitoterápico, nas lojas americanas por exemplo. É um poderoso aliado no combate a doenças. Combate inflamações, reduz a chance de problemas cardíacos, melhora a saúde bucal, trabalha na prevenção de úlceras, infecções fúngicas e na prevenção de alguns tipos de câncer.

22 – Alho

Pode olhar com outros olhos para este tempero. O alho é um remédio natural há séculos, capaz de tratar desde pressão alta e doenças cardíacas, até certos tipos de câncer. Há estudos que apontam o extrato de alho como uma alternativa de tratamento para infecções fúngica em mulher e problemas de próstata em homens.

23 – Couve-flor

Repleta de vitaminas e minerais. Achou bom? Isso é só o começo. A melhor parte da couve são os compostos capazes de combater muitos tipos de câncer. Entre eles: o câncer no estômago, câncer no colo do útero e no útero.

24 – Alho poró

Seus compostos organossulfúricos também estão relacionados no combate e prevenção de muitos tipos de câncer no sistema digestivo. Além de ajudar o sistema imunológico.

25 – Lentilha

Por último, mas não menos importante, as lentilhas, que são baratas e fáceis de preparar. Rica em proteínas, ferro e outros nutrientes importantes. O ferro auxilia no combate a anemia (comum em veganos), possui baixo índice glicêmico, e dá mais energia para o dia a dia.

Uma super alimentação está no seu alcance

Existem muitas dietas loucas por toda a internet. Uma vida saudável depende apenas de alguns comportamentos que podem se tornar um hábito natural do cotidiano. Não precisa ser sofrido. Comer é muito bom, prazeroso, nos traz emoções, podem nos lembram lugares e pessoas. A dieta é restrita apenas em casos de doenças onde o médico ou nutricionista vai deixar o assunto claro. Pessoas que tem o hábito de comer muito, provavelmente estão associando a comida a um tipo de analgésico para seus problemas, e deve ser tratado com um psicólogo. O curso o que é alimentação saudável? Explica com vídeo aulas incríveis esse universo que aterroriza muitas pessoas.

Confira mais matérias como esta na página corpo e mente.

Gostou do artigo? Não esqueça de compartilhar com seus amigos. Um forte abraço!

Por |2018-11-27T03:15:53+00:0027 de novembro de 2018|Categorias: Corpo e Mente|Tags: |2 Comentários

2 Comentários

  1. […] Veja também: Lista e dicas para uma super alimentação […]

  2. […] Alimentação saudável […]

Deixe um Comentário