Vida Saudável

Não importa quantos anos você tem, atitude de hoje podem mudar consideravelmente muitos fatores na sua vida, além de maximizar o quão ativo e vital você se sentirá em seus últimos anos. Medidas para se compromissar hoje e que lhe dará muito mais chances de usufruir uma vida mais saudável, longa e satisfatória são realmente muito simples. Confira o artigo publicado pela Harvard Medical School no artigo: Tips for a longer life em seus 10 simples passos.

O médico geriatra Dr. Roni Chaim Mukamal, fala sobre envelhecimento saudável.

  • Não fume.
  • Pratique atividades físicas e mentais diariamente.
  • Certifique-se que está se alimentando de forma saudável, procure inserir nas refeições grãos integrais, se acostume com frutas e legumes e evite gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas.
  • Tome um multivitamínico diáriamente, controle os nível de cálcio, mas não esqueça de verificar se obteve vitamina D necessária.
  • Mantenha um peso corporal saudável.
  • treine seu cérebro. Continue aprendendo e praticando novas atividades.
  • Construa uma um bom relacionamento familiar e crie fortes laços de amizades.
  • Procure cuidados médicos preventivos e siga os aconselhamentos.
  • A saúde bucal é muito importante, consulte sempre seu dentista.
  • Certifique-se que sua medicação vai ajudá-lo a controlar condições crônicas, como: pressão alta, colesterol alto e osteoporose.

Fumar é o inimigo numero um de uma vida saudável

Viver mais e ter saúde em todos seus anos, certifique-se de estar entre os que não fumam. O tabagismo só contribui para problemas cardíacos, enfisema, osteoporose e outros agravantes problemas pulmonares crônicos. O resultado destes problemas é uma respiração durante as atividades físicas mais exaustivas, resultando em atividade menos atraente. Estudo recentes apontam que até a memória pode ser afetada.

Se anime, pois as pessoas que abandonam a nicotina, podem reparar praticamente todos os danos causados ao longo de sua vida de fumante. Após o abandono do vício, a probabilidade de doenças no coração começam a cair em pouco tempo e, em menos de cinco anos, fica equivalente a condições de uma pessoa que jamais fumo! As chances de um derrame cai para condições de uma pessoa não fumante em um período médio de três anos após o abandono do hábito. Os índices de mortalidade por câncer colorretal também diminui sucessivamente. Seja qual for sua idade, desistir progressivamente do cigarro, reduz o risco de morte por câncer, mas a  queda é mais acentuada em indivíduos que param antes de completar 50 anos.

Ganhando vantagem nutricional

Muitas pesquisas sugerem que alimentos saudáveis ​​podem ajudar a prolongar sua vida e melhorar sua saúde. Estudos revelam que uma dieta saudável pode ajudá-lo a evitar doenças que atormentam mais as pessoas à medida que envelhecem, incluindo doenças cardíacas, hipertensão, câncer e catarata.

Não faltam conselhos novos e conflitantes sobre dieta e nutrição. Atenha-se ao básico com mudanças mais amplas, como cortar a carne, comer mais vegetais, frutas e cereais integrais; e alcançando um equilíbrio saudável entre a ingestão de calorias e a queima
de calorias.

Escolha frutas e vegetais com sabedoria

Receba pelo menos cinco porções entre frutas e vegetais por dia. Ao encher seu prato com frutas e legumes, escolha ampliar a gama de cores. Para um benefício ainda maior para a saúde, trace uma meta de nove porções por dia. Para chegar lá, escolha sopas de vegetais, saladas, e frutas. Comece o dia com algumas frutas picadas cereal matinal. Se gosta de uma docinho no final da refeição, procure por alguma fruta da sua preferência.

Escolha gorduras sabiamente

Sempre que possível, use óleos monoinsaturados e polinsaturados. Evite gorduras trans. Limite as gorduras saturadas a menos de 7% das calorias diárias e a gordura total de 20% a 30% das calorias diárias.

Se você não tem doença arterial coronariana, a American Heart Association recomenda a ingestão de alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como salmão, truta ou cavala, duas vezes por semana. Se você tem doença arterial coronariana documentada, consuma cerca de 1 grama por dia de EPA ou DHA de peixes oleosos e suplementos se o seu médico aconselhar isso.

Escolha carboidratos com sabedoria

Escolha alimentos integrais sobre aqueles feitos com grãos refinados, como o pão tradicional. Olhe além das escolhas populares, como aveia e arroz integral, para grãos inteiros menos conhecidos, como cevada, bulgur, kasha e quinoa. Limite sua ingestão de batatas brancas.

Escolhendo a proteína com sabedoria

Enfatize as fontes vegetais de proteínas, como: feijões, nozes e grãos, para ajudá-lo a ultrapassar as gorduras insalubres predominantes em fontes animais. Desfrutar de uma grande variedade de vegetais e comer feijões e grãos ajuda a obter um complemento rico de aminoácidos ao longo de uma semana. Evite fontes de proteína com alto teor de gordura saturada. Dê preferência a peixe e aves bem aparadas. Se você comer carne, escolha cortes magros.

Evite fritar demasiadamente carnes, frango ou peixe. Isso causa um acúmulo de substâncias cancerígenas. procure refogar, cozinhar ou assar esses alimentos.

Gostou deste artigo? Não se esqueça de comentar aqui embaixo e compartilhar com seus amigos que precisam melhorar os hábitos alimentares e ter uma vida saudável!

Por |2018-11-17T17:13:51+00:0031 de outubro de 2018|Categorias: Saúde|Tags: |1 Comentário

Um comentário

  1. […] Vida saudável […]

Deixe um Comentário